Notícias

Vale estuda elevar a 25% teor de biodiesel na mistura com o diesel para caminhões
11jan

Se a companhia aprovar o percentual, praticará mistura acima da obrigatória em qualquer cenário regulatório…

Veículo diesel parado: saiba como evitar problemas
25nov

Seu veículo diesel parado por uns dias por gerar dores de cabeça e danos na…

Manutenção do Arla 32
25nov

Os motoristas de veículos de carga e transporte de passageiros já estão acostumados com o…

Por suas características, o diesel fica sujeito à deterioração – agravada pelo uso de biodiesel…

Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=dtan5FtWieg

Entregas de biodiesel batem recorde no 4B, mesmo sem correção de número de julho
13nov

Mesmo sem a correção dos dados do mês de julho – que seguem sem os volumes das…

Quais os riscos do óleo diesel de baixa qualidade?
11nov

O óleo diesel desempenha um papel fundamental em diversas indústrias, garantindo o funcionamento adequado de…

O mercado irregular nas estradas’: entenda como a não utilização do Arla 32, crime recorrente nas rodovias, afeta os motores a diesel e o meio ambiente
11nov

“O mercado irregular nas estradas” é a nova série de matérias do Instituto Combustível Legal. Nesta…

Aumento do teor de biodiesel ao diesel é criticado pelo setor de transportes  Fonte: Agência Câmara de Notícias
06nov

Transportadores dizem que mistura estraga motores; governo afirma que novas especificações vão melhorar produto que…

Governo tem tratativas para importar diesel da Rússia em até 60 dias, diz Bolsonaro

O governo federal tenta viabilizar em até 60 dias o início da importação de diesel da Rússia, afirmou nesta segunda-feira (11) o presidente Jair Bolsonaro. A medida é uma aposta para reduzir o custo do combustível, que não teve no preço final o mesmo impacto da redução de ICMS da gasolina e do álcool. O imposto cobrado pelos Estados no diesel já er

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Óleo diesel comum e S10 registram maior preço médio da série histórica, segundo ANP

O preço médio do óleo diesel no Brasil chegou a R$ 6,94, maior valor registrado na série histórica do levantamento de preços da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O combustível, utilizado comumente em caminhões e ônibus, registrou um aumento de R$ 0,10 nesta semana, o que representa um acréscimo de 1,4% na comparação com a semana anterior.

 

O preço máximo do diesel foi verificado a R$8,30, no município de Cruzeiro do Sul, no estado do Acre. Já o preço mínimo foi de R$ 5,49 em Cornélio Procópio, no Paraná.

O diesel S10, usado em veículos de médio e grande porte com motores mais recentes, bateu a casa dos R$ 7,07, valor recorde para o preço médio do litro. O preço máximo praticado foi de R$ 8,40, na cidade de Porto Seguro, na Bahia.

Defasagem da Petrobras no diesel e na gasolina está entre 17% e 18%, diz presidente do IBP

O presidente do Instituto Brasileiro do Petróleo e do Gás (IBP), Eberaldo Almeida, disse na sexta-feira, 10, que a defasagem dos preços do diesel e da gasolina praticados pela Petrobras (PETR3;PETR4) está entre 17% e 18% abaixo das cotações internacionais.

“[Uma defasagem de] 17% já é significativa. Se isso perdurar, vai levar a distorções porque um importador não vai importar mais caro para vender mais barato aqui”, afirmou Almeida a jornalistas na saída do 16º Fórum IBEF de óleo, gás e energia, em hotel da zona Sul do Rio de Janeiro.

Óleo diesel comum e S10 registram maior preço médio da série histórica, segundo ANP

Novo boletim da agência aponta que aumento de 8,9% no combustível, anunciado pela Petrobras na semana passada, chegou efetivamente aos consumidores

O preço médio do óleo diesel no Brasil chegou a R$ 6,94, maior valor registrado na série histórica do levantamento de preços da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O combustível, utilizado comumente em caminhões e ônibus, registrou um aumento de R$ 0,10 nesta semana, o que representa um acréscimo de 1,4% na comparação com a semana anterior.

O preço máximo do diesel foi verificado a R$8,30, no município de Cruzeiro do Sul, no estado do Acre. Já o preço mínimo foi de R$ 5,49 em Cornélio Procópio, no Paraná.

O diesel S10, usado em veículos de médio e grande porte com motores mais recentes, bateu a casa dos R$ 7,07, valor recorde para o preço médio do litro. O preço máximo praticado foi de R$ 8,40, na cidade de Porto Seguro, na Bahia.

Medida Provisória muda tabela do preço do frete rodoviário de carga.

Foi publicada nesta terça-feira, 17, no Diário Oficial da União (DOU) a Medida Provisória (MP) 1117/2022 que altera uma regra para a elaboração da tabela de preço do piso mínimo de frete rodoviário de carga. A MP reduz de 10% para 5% o percentual de variação no preço do diesel para a correção dos valores da tabela. A medida ocorre após o anúncio de mais uma alta no preço do óleo diesel na semana passada.

Enxofre (1) - As taxas de enxofre no óleo diesel brasileiro.

A indústria petrolífera brasileira enfrenta um desafio para os próximos anos, que é reduzir as taxas de enxofre do diesel comercializado no país para níveis mais próximos dos praticados na Europa, cumprindo plano da ANP (Agência Nacional de Petróleo). As regras atuais permitem teores de até 500 ppm (partes por milhão) no diesel comercializado em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e em pouco mais de 200 outras cidades. No resto do país as taxas admitidas vão até 2.000 ppm, valores muito distantes dos aceitáveis pelas regras européias, onde o permitido vai de 10 a 50 ppm, com planos de redução para o máximo de 10 ppm até 2009.

ANTT reajusta valores do frete em até 14% para transporte rodoviário de carga

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou a nova tabela com os valores atualizados dos pisos mínimos do frete de transporte rodoviário de cargas. A alíquota aplicada gerou uma variação de 11% a 14%, conforme os parâmetros envolvidos, como tipo de carga, número de eixos do veículo, distância do deslocamento e as particularidades da operação, que também são consideradas no custo do frete.

O reajuste foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). A ANTT deliberou sobre a atualização após a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgar a variação do preço médio do diesel S10 na última semana, quando atingiu o valor de R$ 6,751 por litro.

Como mostrou o Estadão, a aplicação pelos Estados da nova regra prevista para a cobrança do ICMS sobre o diesel pode passar a valer somente em abril. Até lá, os governadores seguirão cobrando a mesma taxa de imposto, o que deve se refletir no preço na bomba dos postos. A lei aprovada na semana passada pelo Congresso determina que os governos estaduais cobrem o imposto com base na média dos preços de referência dos últimos 60 meses.

Preço alto do diesel impacta frete para agricultores

O custo de produção para os agricultores no Brasil aumentou novamente por conta de mais um reajuste no preço do diesel, anunciado pela Petrobras no início do mês de março.

O aumento de quase 25% no valor do litro do combustível impacta diretamente no frete dos caminhoneiros para o transporte de grãos, cereais e outros alimentos.

 

Em entrevista à CNN, o diretor-executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira, afirmou que o reajuste feito pela estatal só trouxe mais prejuízos.

“Nesse momento, nós estamos com R$ 268 o frete entre Sorriso (MT) e Miritituba (PA), o que nos mostra que estamos pagando acima do valor do piso mínimo dos fretes. Então, este reajuste está ainda inferior ao que estamos pagando”, disse.

Entregas mais caras: alta do diesel faz preço do frete subir ao menos 8,75% no país

De acordo com dados da NTC & Logística, a malha rodoviária é responsável por cerca de 60% do transporte de produtos no Brasil. Por isso, uma alta nos combustíveis tem impacto direto nas mercadorias que chegam à casa dos consumidores.

O Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custo, Tarifas e Mercado (Conet) da NTC & Logística, calcula que, antes do reajuste anunciado pela Petrobras, a subida dos insumos já indicava a necessidade de uma alta de 18,58% nas cargas fracionadas (quando um veículo transporta mais de um produto) e 27,65% na carga lotação (carga única que preenche todo o veículo).

Com o aumento do diesel, os índices deveriam subir para 28,96% e 38,82%, respectivamente.

O vice-presidente da NTC & Logística e presidente da Federação do Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro (Fetranscarga-RJ), Eduardo Ferreira Rebuzzi, argumenta que o reajuste nos preços é inevitável.

“O repasse do diesel, de 24,9%, que corresponde a 8,75%, 10% dos custos, as empresas estão conseguindo repassar porque foi um aumento muito puxado, muito impactante. Se não repassar, vai parar de trabalhar. O restante, a gente pode ir negociando como já estava negociando, mas esse aumento do diesel tem que ser de uma vez só”, apontou.

Rebuzzi destaca que somente o combustível acumulou uma alta de aproximadamente 50% em 2021. Diante disso, as empresas ainda negociavam com os clientes as atualizações do ano passado quando veio o novo reajuste do diesel.

“O que muitas empresas estão conseguindo fazer é colocar um gatilho. Toda vez que o percentual chega a 10%, aumenta um pouquinho para não ficar uma coisa muito defasada. E essa alta de preços depende do mercado externo, já que o petróleo é uma commodity. Primeiro, veio a pandemia, agora a guerra”, disse.

“A expectativa é que continue variando. Uma coisa que vemos como positivo é reduzir a carga tributária em cima do diesel. Se você pensar que o diesel é o ‘motor’ de tudo, de levar o insumo a uma fábrica até um produto para casa do consumidor, tudo está baseado no diesel.”

Para o assessor técnico da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, Lauro Valdivia, o impacto do reajuste é tão significativo que está fazendo com que empreendedores desistam do negócio.

Ele afirmou que a margem de lucro tem sido reduzida enquanto os custos sofrem sucessivos aumentos.

“Só nas últimas semanas, ouvi dois empresários que iam parar, iam vender os caminhões. Em 30 anos, nunca tinha visto isso. O combustível representa 1/3 do nosso custo, a mão de obra já vai ter reajuste em maio, cerca de 10%”, pontuou Valdivia.

“Nossa margem de lucro de 10% a 15%, na realidade, está sendo de 5%. Um caminhão que custava R$ 400 mil está R$ 700 mil. O conjunto todo está caro de se manter.”

O relatório logístico de março da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta que que as principais rotas do país, usadas para escoamento da produção, registram aumentos de até 66% neste ano.

Também alerta que a guerra na Ucrânia trará efeitos para frete marítimo.

“Além de provocar aumento no preço dos fertilizantes, esta conjuntura tem provocado incremento nas cotações do frete marítimo, encarecendo ainda mais o produto no mercado nacional. A exemplo: para um nutriente saindo da Europa para o Brasil já houve um aumento de US$ 4,00/tonelada de um frete marítimo, em um mês”, diz o documento.

“Países como Egito e Marrocos, que também são exportadores de fertilizantes para o Brasil chegaram a ter uma alta no frete marítimo de US$ 12,00/tonelada.”

Representante do setor de transporte marítimo, o diretor executivo da Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem (Abac), Luís Fernando Resano, destacou que o combustível é um dos principais custos do serviço.

“Cada empresa repassa no momento que avaliar oportuno dentro dos contratos. Entendemos que o governo deveria ter uma política única de preço de combustíveis para o transporte nacional. Na cabotagem, já pagamos preços internacionais e dolarizados”, explicou o diretor executivo da Abac.

Para o economista e analista da corretora Warren, Fred Nobre, o aumento dos combustíveis, especialmente do diesel, produz um impacto de altas em cadeia em vários setores como turismo, indústria e, claro, o frete de produtos.

“O combustível não é apenas um item da cesta do IPCA, mas impacta também uma série de outros itens da cesta. No caso do frete, impacta diretamente, ainda mais porque a gente depende muito da malha rodoviária, as ferrovias não são bem desenvolvidas. Esse custo vai chegar em vários bens e serviços, mas principalmente nos alimentos”, ressaltou.

Altas nos preços de diesel, gasolina e fertilizantes turbinam inflação no atacado

“O IPA Índice de Preços ao Produtor Amplo, índice de maior expressão na composição do resultado do IGP, recebeu, nesta apuração, forte influência dos derivados do petróleo, cujos destaques foram diesel 2,70% para 16,86%, gasolina 1,71% para 12,69% e adubos ou fertilizantes — 5,21% para 7,97% que juntos responderam por 30% do resultado do IPA”, afirmou André Braz, coordenador dos Índices de Preços do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), em nota oficial. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI) subiu 2,80% em março, após uma alta de 1,94% em fevereiro. Na análise por estágios de processamento, a variação do grupo Bens Finais acelerou de 1,73% em fevereiro para 3,64% em março, impulsionada pelos alimentos processados, cuja taxa passou de 0,61% para 4,03%. O grupo Bens Intermediários passou de 1,31% em fevereiro para 3,19% em março, sob influência do subgrupo combustíveis e lubrificantes para a produção, cuja taxa saiu de 6,57% para 12,90%. O estágio das Matérias-Primas Brutas passou de 2,76% em fevereiro para 1,73% em março. Os itens que ajudaram na desaceleração foram soja em grão (de 10,16% para 3,48%), café em grão (de 0,89% para -10,76%) e milho em grão (de 4,92% para 1,49%). Na direção oposta, houve mais pressão do minério de ferro (de -0,10% para 2,82%), mandioca/aipim (de -6,01% para 8,63%) e aves (de 0,39% para 6,95%).

Governo Bolsonaro avalia aumentar a mistura de biodiesel no diesel

Pressionado por produtores de biodiesel e da cadeia produtiva da soja, o Ministério das Minas e Energia está estudando aumentar o teor de biodiesel acrescido ao diesel de 10% para 12% a partir do mês …

O aumento de biodiesel, segundo especialistas do setor, pode cair no colo dos caminhoneiros — uma das categorias mais combativas nas críticas sobre o preço dos combustíveis no Brasil.

 

Cummins desenvolve motor que aceita todos os tipos de combustíveis e promete revolução na indústria automotiva global

Para não deixar o mercado de motores à combustão morrer, assim como a aliança “Team Japan”, das fabricantes japonesas Toyota, Subaru, Mazda, Kawasaki e Yamaha, a Cummins está fazendo a sua parte ao desenvolver o primeiro motor do mundo capaz de aceitar todos os tipos de combustíveis  

O motor à combustão interna teve seus dias de glória, mas a jornada está prestes a terminar com o início da era dos veículos elétricos. Desde que isso ficou claro, a indústria automotiva, assim como as grandes petroleiras, lutaram para salvar o motor à combustão e tudo o que vem com ele. Na última jogada, a Cummins anunciou um motor de combustão interna que pode basicamente funcionar com qualquer combustível.

Diesel: afinal, qual a composição?

Ter um veículo de qualidade é um investimento que precisa ser pensado, pois é necessário muito trabalho para mantê-lo. Sabemos que a desenvoltura de um automóvel mais caro é  melhor, no entanto alguns cuidados são essências para que ele não apresente problemas e siga funcionando perfeitamente.

Você sabia que o combustível que você usa pode influenciar muito na vida útil do seu veículo? Um combustível de má qualidade é capaz de causar grandes prejuízos, prejuízos esses que podem ser facilmente evitados.

O diesel e a gasolina, por exemplo, tem suas diferenças. Você sabe qual é? Continue lendo esse artigo para descobrir.

 

Qual é a diferença entre diesel e os outros combustíveis?

 

Muitos devem saber qual é a diferença entre o diesel e os outros combustíveis, mas para quem ainda não sabe, é bom deixar isso claro para a gente seguir com esse texto de forma fluída. Afinal, conhecimento nunca é demais.

Basicamente, o diesel é um combustível utilizado em veículos mais pesados e que rodam longas distâncias, como caminhões que cruzam o país ou ônibus que vão de uma cidade a outra. Utilizando o diesel, o automóvel faz sua combustão por compressão.

Enquanto que a gasolina é frequentemente utilizada para o funcionamento de veículos de pequeno porte, como carros e motos. Nesse caso, a combustão se faz por velas. Assim como o diesel, a gasolina é originada do petróleo, sendo ambos de origem fóssil.

Outros combustíveis são o álcool e o biodiesel. O álcool, como a gasolina, também é utilizado em veículos menores, sendo esse de origem vegetal, por ser derivado da cana de açúcar. Já o biodiesel é desenvolvido a partir de plantas, óleo usado e gordura animal.

Bom, agora que ficou clara a diferente entre os combustíveis, podemos falar sobre a composição do diesel.

 

Tudo que você precisa saber sobre a composição do diesel

 

O óleo diesel, combustível de origem fóssil, se origina a partir da destilação fracionada do petróleo. Sua composição tem certo nível de complexidade por possuir algumas substâncias como hidrocarbonetos, presentes em maior quantidade, além de compostos orgânicos, como por exemplo: nitrogênio, oxigênio e enxofre.

A destilação fracionada, também conhecida como refino do petróleo (usado quando o composto tem mais de um líquido, como o petróleo), é feito com base na diferença do ponto de fervura entre os componentes contidos na mistura. Nesse caso, a separação do óleo diesel acontece assim que a temperatura chega entre 220°C e 380°C. Logo, outros componentes presentes no petróleo tem a separação feita em outro ponto de ebulição.

O óleo diesel é vastamente utilizado no setor rodoviário e industrial (quando é usado em geradores elétricos). Apesar de ser, frequentemente, abastecido em veículos de grande porte (ônibus, caminhões, caminhonetes), é importante lembrar que esse combustível é utilizado também em veículos náuticos.

Entre os produtos provenientes do petróleo, como gasolina e querosene, o óleo diesel é o que mais está presente no petróleo em si, tornando-o a fração mais abundante e, assim, podendo ser mais explorada como recurso para a produção de combustível em grande escala. No entanto, o diesel não possui uma fonte infinita, hoje nós temos cada vez menos reservas de petróleo.

Por isso, é sempre bom estar atento à forma de consumo desse produto, para que possamos ter um consumo consciente de um elemento que pode vir a se tornar escasso no futuro.

 

Qual é a diferença entre o diesel comum e o S10?

 

Sabemos que o diesel é o combustível mais usado no país, mas você sabe a diferença entre o diesel comum (S500) e o diesel S10? Quando falamos da diferença entre o comum e o S10, nós estamos falando da quantidade de cetano e de enxofre que está contido em seu composto.

Esse cálculo é feito na quantidade por milhão, ou seja, o diesel comum (S500) possui 500 partes de enxofre e 42 de cetano, já o diesel S10 apresenta apenas 10 partes por milhão e 48 em cetano, fazendo do diesel S10 a melhor opção para o motor.

Atualmente, o diesel comum (S500) é utilizado somente em veículos pesados de uso rodoviário que foram adquiridos até o ano de 2012. Veículos rodoviários fabricados partir de 2012 devem utilizar somente o diesel S10, desse modo, cumprindo as determinações do PROCONVE.

Para o controle da poluição do ar gerado por automóveis, ficou acordado com o PROCONVE (Programa de controle de poluição do Ar por veículos automotores) que a presença de enxofre seria reduzida para seguir a resolução da CONAMA, a fim de que gases poluentes tivessem uma menor taxa de emissão e com isso controlar a poluição do ar.

Enquanto o diesel comum possui mais enxofre em sua composição, o diesel S10 foi desenvolvido com uma menor quantidade, assim, ajudando na prevenção da poluição no meio ambiente. Em suma, o diesel S10 agride bem menos o ar que respiramos se comparado ao diesel comum (S500).

 

Por que é importante abastecer um caminhão com diesel de alta qualidade?

 

A durabilidade e o ótimo funcionamento do nosso veículo dependem diretamente da forma que nós usamos e cuidamos dele no dia a dia. É importante ficar atento há vários fatores para que o automóvel tenha a desenvoltura que é capaz de ter. Isso não está ligado apenas ao bom mecanismo, mas também a maneira que utilizamos suas funcionalidades.

O motor de um caminhão ou de um ônibus, por exemplo, que roda longas distâncias diariamente, precisa de cuidados para que possa funcionar com perfeição, sem trazer aquela dor de cabeça no meio da estrada, aonde pode não haver um mecânico por perto para dar aquele suporte, nesse caso tendo que contar com a boa vontade de estranhos.

É por isso que um combustível de qualidade pode influenciar muito no bom funcionamento do caminhão que cruza o país fazendo entregas. O diesel S10 tem em seu composto uma alta quantidade de hidrogênio e por isso sua capacidade como solvente é maior. Logo, o tanque de combustível acumula menos sedimentos e, assim, o sistema de queima de combustível permanece limpo por muito mais tempo, dessa forma, você não precisa fazer tantas manutenções e ainda economizará com isso.

3 Vantagens de abastecer com o combustível S10

  • Natureza – O S10 foi feito para diminuir o impacto negativo do combustível no meio ambiente. Com seu desenvolvimento, o nitrogênio teve a sua emissão reduzida em até 98%, enquanto que o enxofre pôde ser reduzido em 80%. Ambas as substância poluem severamente o nosso ar podendo, inclusive, ser motivo de doenças respiratórias.
  • Execução – como dito acima, o diesel S10 tem o cetano da sua composição que pode chegar até 48, diferente do diesel comum (S500), que chega no máximo a 42, se tratando dessa substância. O cetano mais elevado maximiza a queima do combustível, isso traz uma melhora na partida e reduz significativamente a emissão de fumaça branca que sai pelo escape. Assim, o desempenho do motor ganha mais eficácia, podendo funcionar com sua total capacidade.
  • Manutenção – Por possuir maior quantidade de nitrogênio, o diesel S10 eleva sua capacidade como solvente, desse jeito, você não precisará fazer manutenção para limpeza do tanque com tanta frequência, já que os compostos deixarão menos sujeira.  Com motor limpo por mais tempo por conta da utilização do diesel S10, você será capaz de utilizar o lubrificante por um prazo mais longo, o que evitará gastos.

Caminhoneiros retidos na fronteira do Chile estão ‘totalmente abandonados’, diz senador

O senador Alvaro Dias (Podemos) enviou um ofício ao presidente do Senado Federal,Rodrigo Pacheco, solicitando que o Itamaraty atue para resolver a crise envolvendo caminhoneiros brasileiros retidos na fronteira do Chile com a Argentina. Segundo o parlamentar, mais de 2.500 trabalhadores estão paralisados na região de Mendoza, na Cordilheira dos Andes, há cerca de 20 dias. O motivo principal da lentidão para atravessar a fronteira seria o baixo número de agentes para fazer testes de Covid-19 nos caminhoneiros. “Houve uma greve na Argentina em razão das exigência no que se refere à Covid-19 e na fronteira a autoridade chilena não é suficiente para atender o fluxo, apenas três funcionários atendem, então há uma aglomeração”, explicou o senador em entrevista ao vivo no Jornal da Manhã, da Jovem Pan News, nesta sexta-feira, 4.

A proposta do parlamentar é que o Ministério das Relações Exteriores atue diplomaticamente para solucionar o impasse e auxiliar os caminhoneiros. Relatos citados por Alvaro Dias demonstram que a situação é caótica na região e os trabalhadores estão “abandonados”. “São 2.500 caminhoneiros ou mais com problemas muito sérios, problemas sanitários, estão doentes, alguns com Covid-19, que são levados a um pequeno hotel e depois retornam e são obrigados a pagar táxi de 200 dólares. Sem condições sanitárias, sem alimentos. Estão totalmente abandonados”, completou.

Alvaro Dias se reuniu com líderes do Senado para tratar sobre o assunto. Com isso, o presidente Rodrigo Pacheco já encaminhou pedido de ajuda ao Itamaraty. “O que pedem é apoio da autoridade diplomática brasileira para que, negociando com as autoridades chilenas, possam resolver esse impasse que perdura há dias. Há caminhoneiros que possuem doenças como diabetes, hipertensão. Eles estão sem medicamentos. Todas as dificuldades possíveis são relatadas por eles”, finalizou.

Expedito Parente - Criador do Biodiesel

Expedito José de Sá Parente (Fortaleza, 20 de abril de 1940[1][2] – Fortaleza, 13 de setembro de 2011[3]) foi um engenheiro químico brasileiro e inventor do biodiesel.

Era filho de José Cavalcante Parente e Maria Isaura de Sá Parente e teve onze irmãos. Seu pai, nascido em Sobral em 1897 e também conhecido como Zéparente, teve grande atuação na economia cearense e foi fundador da Casa Parente em 1914. Foi também fundador do Banco dos Proprietários S/A, do Banco dos Importadores do Ceará e do Banco Mercantil de Crédito – BMC, que dirigiu por tres décadas. Construíu a Igreja de Santa Filomena, na Praia do Meireles, e participou da construção da Igreja do Cristo Rei, em Fortaleza. Foi ainda presidente eleito da FACIC-Federação das Associações Comerciais e Industriais do Ceará e também presidente da Fenix Caixeiral. Colaborou como articulista nos jornais cearenses com o pseudônimo de Zep.

Expedito Parente graduou-se na Escola Nacional de Química da então Universidade do Brasil (atualmente Universidade Federal do Rio de Janeiro), no ano de 1965, obtendo o mestrado em Ciências da Engenharia Química no ano seguinte, também na UFRJ. Concluiu ainda cursos de especialização em tecnologia de óleos vegetais e em engenharia de óleos vegetais, no Instituto de Óleos do Ministério da Agricultura, e em Tecnologia de Couros, na École Française de Tannerie, em Lyon, na França.

A partir de 1967, Expedito Parente tornou-se professor assistente da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, passando ao cargo de professor adjunto em 1975. Foi na UFC, no final da década de 1970, que Parente desenvolveu o método de produção de biodiesel que viria a submeter ao INPI em 1980, tendo sido garantida em 1983 a patente PI – 8007957 (“Processo de Produção de Combustíveis a partir de Frutos ou Sementes Oleaginosas”), a primeira patente no mundo para um processo de produção em escala industrial de biodiesel. Todavia, devido ao desinteresse do governo brasileiro na eṕoca (em parte devido ao esforço dedicado ao Pró-álcool), o processo desenvolvido por Parente nunca foi efetivamente utilizado, e tendo decorrido o prazo de validade da patente, ela entrou em domínio público.[4]

Em 2007 recebeu a Medalha do Conhecimento do Governo Federal.[5]